Tempo - Tutiempo.net

Salman Rushdie: “Tudo que Trump sabe fazer é destruir”

Ao lançar seu mais novo livro "The Golden House" nesta quinta-feira, 12, na Feira do Livro de Frankfurt, o escritor britânico Salman Rushdie fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Ao lançar seu mais novo livro “The Golden House” nesta quinta-feira, 12, na Feira do Livro de Frankfurt, o escritor britânico Salman Rushdie fez críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Tudo que Trump sabe fazer é destruir coisas. Alianças, amizades, casamentos. Ao mesmo tempo, foi um fracasso em criar qualquer legislação. E temos sorte de ele ser tão incompetente”, disse Rushdie, quando questionado sobre o anúncio dos EUA de que deixarão a Unesco em dezembro, acusando a instituição de ter viés anti-Israel.

No livro, o presidente americano é The Joker —palavra que pode significar tanto o coringa, em um jogo de baralho, quanto “piadista”. Rushdie conta a história de uma família de indianos que, fugindo do terrorismo, chega aos Estados Unidos e assume uma nova identidade. A chegada deles coincide com a posse de Obama. Ao fim, o “Joker” vira presidente dos EUA.

Rushdier contou que o livro começou a ser escrito muito antes da eleição de Trump, mas que o romance já previa o futuro —antes mesmo de o próprio autor se dar conta.

“Muitos autores concordam: há momentos em que a obra é mais inteligente, e tem mais entendimento, do que o próprio escritor. Eu não sabia o que ia acontecer, mas o livro sabia. Até o fim da eleição, eu esperava outro resultado”, recorda.

 

Leonardo Attuch

OUTRAS NOTÍCIAS