Tempo - Tutiempo.net

Bope invade o complexo de favelas da Maré no Rio

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocupa as comunidades Parque União e Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré, Zona Norte Rio, desde a noite de sexta-feira (21). A tropa de elite da Polícia Militar já ocupava o Conjunto e Favelas do Alemão desde sábado (15). Até as 8h deste sábado (22), não havia registro de confronto, prisões ou apreensões na região, de acordo com a polícia.       

 

O Bope está atuando com um efetivo de 120 homens e tem o apoio do Grupamento Aéreo do Comando de Operações Especiais (Coe). De acordo com o batalhão, o objetivo é fazer uma “varredura” na área. A ocupação acontece após uma série de ataques a bases de UPP na quinta-feira (20). Sete favelas pacificadas tiveram registro de ofensiva de criminosos somente em 2014.

 

Em reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na sexta, o governador Sérgio Cabral pediu auxílio de forças federais de segurança. O Comando Militar do Leste (CML) informou ao G1 na manhã deste sábado que ainda não há previsão para início de atuação do Exército na Maré ou em outras comunidades do Rio.

Em um dos ataques, o mais grave, o comandante da UPP Manguinhos, capitão Gabriel Toledo, foi baleado na coxa e cinco bases da UPP Mandela, além de dois carros da PM, foram incendiados. Outro policial ficou ferido.

 

Após reunião do gabinete de crise, na madrugada de sexta, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que os ataques teriam sido orquestrados por uma facção criminosa e que a ordem teria partido de dentro de presídios.
“Nós temos, sim, confirmado. Eu posso dizer isso a vocês, nós temos isso confirmado. E o que nós viemos fazer aqui [reunião no Centro Integrado de Comando e Controle] é exatamente um plano para que nós possamos proteger sem dúvida nenhuma a cidade de mais esta crise”, afirmou Beltrame.

 

Fonte: Redação com Informações do G1/ Foto: Web

OUTRAS NOTÍCIAS