Tempo - Tutiempo.net

Brasil e Rússia assinam acordo para compra e desenvolvimento de armas

O Brasil e a Rússia assinaram nesta quarta-feira (20) uma declaração de intenção para a possível aquisição por parte das Forças Armadas brasileiras de pelo menos cinco baterias de mísseis antiaéreos russos, assim como para o desenvolvimento conjunto de novos equipamentos bélicos.

 

O documento foi assinado por representantes dos ministérios de Defesa de ambos os países em uma cerimônia em Brasília liderada pelo vice-presidente Michel Temer e pelo primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, que realizou hoje uma visita oficial ao país.

 

O texto prevê a possibilidade de transferência de tecnologia bélica russa para que empresas estratégicas brasileiras participem da produção das armas, assim como em processos conjuntos de desenvolvimento de equipamentos militares. A transferência de tecnologia é uma das condições que o Brasil impõe para a aquisição de produtos de defesa.

 

O Brasil já manifestou interesse em comprar cinco baterias de mísseis antiaéreos russos, três do tipo Pantsir-S1 e duas do modelo Igla, segundo admitiu recentemente o general José Carlos de Nardi, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. A Rússia se mostrou disposta a transferir a tecnologia mas a compra ainda depende da negociação de preços.

 

Segundo fontes do mercado militar, cada uma dessas baterias, com veículos auxiliares e armamento completo (mísseis terra-ar e canhões de 30 milímetros), tem um custo calculado de US$ 35 milhões. No documento, os dois países apontam o segmento de defesa antiaérea como prioritário para os investimentos e os projetos de desenvolvimento conjunto.

O acordo assinado é fruto do Plano de Ação de Associação Estratégica Brasil-Rússia, um acordo de cooperação assinado por ambos os países durante uma visita que a presidente Dilma Rousseff fez a Moscou em dezembro do ano passado, e que dá ênfase ao setor de defesa.

 

De acordo com o Ministério da Defesa, a modernização do sistema de defesa antiaéreo é necessária para garantir a segurança dos grandes eventos que o país organizará nos próximos anos, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

 

O sistema de defesa antiaérea que o Brasil dispõe foi adquirido há mais de 30 anos e não inclui sistemas de artilharia de médio alcance, ou seja, com capacidade de atingir alvos a até 15 quilômetros de altitude. O Pantsir-S1 tem capacidade de médio alcance e pode chegar a alvos localizados entre três e 15 quilômetros, enquanto o Igla é de baixo alcance.

Fonte: Agência Efe

OUTRAS NOTÍCIAS