Tempo - Tutiempo.net

Ciberataques em larga escala atingem empresas no mundo e afetam Brasil

Ataques ocorreram em ao menos 74 países, com 'vírus de resgate' que exige dinheiro, diz empresa de segurança. No Brasil, sites de empresas e órgãos públicos saíram do ar. Hospitais na Inglaterra foram atingidos no início do ataque.

 A empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab registrou cerca de 45 mil ataques de ransomware em 74 países nesta sexta-feira, informou o porta-voz da empresa à Sputnik, acrescentando que a maioria dos ataques visou a Rússia.

“Kaspersky Lab registrou cerca de 45 mil tentativas de ataque em 74 países em todo o mundo, e a Rússia foi atingida pelo maior número de tentativas de infecção”, disse o porta-voz da empresa, acrescentando que os hackers exigiram um resgate no valor de US$ 600 em Bitcoin para restaurar os arquivos.

De acordo com os resultados da análise realizada por Kaspersky Lab, o ataque foi realizado com o uso de ransomware chamado WannaCry.

O Relatório Anual de Ameaças SonicWall informou que, em 2016, o número de ataques ransomware aumentou em mais de 100 vezes, comparando com os anos anteriores.

No Brasil ,afetaram empresas e órgãos públicos de 14 estados mais o Distrito Federal. A extensão do ataque leva especialistas em segurança a acreditar que se trate de uma ação coordenada, mas não se sabe ainda a autoria.

 

sputniknews

OUTRAS NOTÍCIAS