Tempo - Tutiempo.net

Cidades brasileiras com atos pró e contra a ditadura militar neste domingo

Manifestações pró e contra a ditadura militar (1964-1985) ocorreram em várias cidades do Brasil neste domingo (31), dia em que o golpe que instaurou o regime completa 55 anos.

O golpe de estado de 1964 precedeu um período de ditadura militar em que não houve eleição direta para presidente Brasil.

O Congresso Nacional chegou a ser fechado, mandatos foram cassados e houve censura à imprensa.

De acordo com a Comissão da Verdade, 434 pessoas foram mortas pelo regime ou desapareceram – somente 33 corpos foram localizados.

As manifestações ocorrem em meio a polêmica envolvendo o governo federal após o presidente Jair Bolsonaro determinar que o Ministério da Defesa fizesse as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe.

Após a determinação do presidente, a Justiça Federal em Brasília chegou a proibir, seguindo um pedido da Defensoria Pública da União, que o golpe fosse celebrado pelas Forças Armadas.

No entanto, outra decisão, também da Justiça Federal, liberou as comemorações.

No Rio de Janeiro manifestantes ocupam escadaria da Câmara Municipal do Rio em protesto contra a ditadura militar. Centenas de manifestantes também se reuniram na Cinelândia, na região central, em um ato contra a ditadura.

São Paulo – Na capital, manifestantes realizam dois atos contra a ditadura. Um deles teve início nesta tarde da Avenida Paulista, na região central da cidade, e o outro, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul.
Em Mogi das Cruzes, cerca de 50 manifestantes se reuniram para um ato contra a ditadura.

Distrito Federal – houve um manifesto contra a ditadura durante a manhã. Os organizadores dizem que foram 600 participantes e a Polícia Militar, 450.

Minas Gerais – Duas manifestações, uma contrária e outra favorável à ditadura, foram promovidas em Belo Horizonte.

O ato contrário à ditadura reuniu centenas de pessoas na Praça da Liberdade, região centro sul da capital mineira. Faixa agradece militares por período no comando do país.

Um outro grupo, com aproximadamente 50 pessoas, também se reuniu em Belo Horizonte em comemoração ao que chamam de “movimento cívico-militar de 1964.”

Pernambuco – Um grupo se reuniu em manifestação contra a ditadura na Rua da Aurora, no Centro do Recife.

Goiás – Manifestantes favoráveis ao golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil fizeram um ato em frente à 7ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), no Setor Central de Goiânia .

Cerca de 100 pessoas fizeram um ato a favor da ditadura pela manhã em Goiânia, no centro da cidade.

Pará – Na praça da República, em Belém, cerca de 100 pessoas se reuniramem protesto contra a ditadura.

Santa Catarina –  Aproximadamente 30 pessoas se reuniram na Avenida Beira-mar Norte, no centro de Florianópolis, para uma manifestação contra a ditadura.

Rio Grande do Sul – Um grupo se reuniu na Redenção, em Porto Alegre, para protestar contra a ditadura militar.

No geral as manifestações contrárias a ditadura obteve uma maior expressão popular.

OUTRAS NOTÍCIAS