Tempo - Tutiempo.net

Covid avança, mas governo não pretende manter medidas econômicas emergenciais em 2021

Fim do auxílio emergencial

 

As medidas econômicas emergenciais para o período da pandemia têm prazo final de vigência no dia 31 de dezembro deste ano e o governo não pretende manter as ações em 2021.

De acordo com afirmações do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, a economia demonstra “uma retomada muito forte”.

Em um evento promovido por um dos maiores bancos privados do país, Montezano afirmou ainda que “o Brasil está nos finalmentes da crise.”

::Após cinco semanas, ritmo de propagação da covid-19 volta a subir no Brasil::

Na percepção do presidente do BNDES, os mecanismos de concessão de crédito estabelecidos durante a pandemia tiveram resultados satisfatórios.

Ele destacou ações de suporte a estados e municípios, grandes empresas e pequenos e médios negócios. “Teremos natal vibrante e uma economia rodando acima da crise”, disse Montazano.

O auxílio emergencial não está na lista de benefícios sob responsabilidade do BNDES, mas também tem previsão de ser encerrado em 31 de dezembro.

Nesta sexta-feira (6), o total de mortes causadas pela covid-19 no Brasil chegou a 162.015. Em 24 horas foram confirmados 279 óbitos, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Os números não englobam dados de São Paulo, Tocantins, Santa Catarina, Amapá e Amazonas, que, por problemas técnicos, não repassaram as informações do período.

Desde fevereiro, 5.631.181 pessoas forma contaminadas pelo coronavírus no Brasil. Em um dia, houve registro de 18.862 novos pacientes.

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS).

O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo.

A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19.

De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Nara Lacerda

OUTRAS NOTÍCIAS