Tempo - Tutiempo.net

Delegado da Polícia Federal do Brasil é eleito secretário-geral da Interpol

Delegado Valdecy Urquiza

O Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, elegeu na terça-feira (25) o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza para assumir o cargo de secretário-geral da Interpol. A indicação do comitê deve ser ratificada em novembro pela Assembleia Geral da organização. O mandato termina em 2029.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, esta será a primeira vez, em cem anos de história da Interpol, que a organização será comandada por um cidadão de país em desenvolvimento.

Atualmente, o delegado atua como diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e, desde 2021, ocupa o mandato como vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol.

Também já atuou como diretor-adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização entre 2018 e 2021.

Ainda de acordo com o Itamaraty, Urquiza defendeu em sua campanha a promoção da diversidade e da modernização da Interpol, bem como do fortalecimento da transparência e da integridade da organização.

“A eleição do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial.

Representa, ademais, o reconhecimento pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”, expôs por meio de nota o Itamaraty.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o delegado:

“É a primeira vez que um candidato de um país do Sul Global vence nesta importante organização, que conta com 195 países. Sua indicação mostra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal brasileira e a confiança em nosso país para essa importante missão na manutenção da lei e do combate ao crime organizado no mundo”, declarou Lula.

Interpol
A Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida por seu acrônimo (Interpol), é uma organização que facilita a cooperação policial mundial e o controle do crime. Sediada em Lyon, na França, foi fundada em 1923 como Comissão Internacional de Polícia Criminal (CIPC).

BF

OUTRAS NOTÍCIAS