Tempo - Tutiempo.net

Dilma abre Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira com discurso sobre espionagem

A presidente Dilma Rousseff desembarca nesta segunda-feira (23) em Nova York para abrir, na manhã desta terça (24), a 68ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seu discurso, a gestora apresentará a proposta de uma nova governança na internet, que defina normas e mecanismos para coibir práticas de violação de direitos ou espionagem de quaisquer países.

 

Para Dilma, a ação da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos é uma violação de direitos humanos sobre todos os cidadãos e Estados. Antes do evento, a presidente pedirá ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em encontro reservado, uma ação conjunta dos países contra esse tipo de atividade.

 

O líder dos Estados Unidos, Barack Obama, vai discursar logo após a presidente brasileira. Ainda não se sabe se ela acompanhará a fala e não há agenda prevista para uma conversa entre os gestores. A expectativa é que Dilma e Obama se encontrem, ainda que rapidamente, como decorrência do cancelamento da visita que ela faria a Washington em outubro.

Fonte: Agência Estado

OUTRAS NOTÍCIAS