Tempo - Tutiempo.net

ESTADO DE SAÚDE DE DONA MARISA É IRREVERSÍVEL, DIZEM MÉDICOS

Dona Marisa quadro de saúde irreversível

O estado de saúde da ex-primeira-dama Marisa Letícia foi considerado irreversível por seu médico, o cardiologista Roberto Kalil Filho na noite de ontem (quarta-feira, 01).

Dona Marisa não tem mais fluxo cerebral, está sedada e respira com ajuda de aparelhos, de acordo com informações do médico.

Ela está na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhada de familiares. A ex-presidente Dilma Rousseff antecipou sua volta da Europa para estar ao lado de Lula e de sua família.

Na terça, Dona Marisa havia tido uma discreta melhora. A equipe médica havia retirado os sedativos que a mantinham em coma induzido desde semana passada.

Kalil relatou que a ex-primeira-dama apresentou sinais de melhora no início do dia.

O estado de saúde da ex-primeira-dama, no entanto, piorou partir das 16h de quarta-feira, levando a equipe do Sírio a retomar a aplicação dos remédios.

“Segundo o cardiologista, três motivos levaram à piora do estado de saúde da ex-primeira-dama.

A inflamação e o edema causados pelo AVC não regrediram, a pressão intracraniana aumentou e houve vasoespasmos (contrações de vasos sanguíneos) no cérebro.

Durante a noite, ela passou por um exame para avaliar o fluxo sanguíneo no cérebro. Os resultados mostraram uma circulação mínima de sangue.

Após visitar a família, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, disse que o momento é de oração:

— É um momento muito difícil. Mas temos que orar e entregar a Deus. O presidente Lula tem esperança, tem fé — disse o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.

Conforme informações extra oficial, Dona Marisa teve morte cerebral, não mais existe circulação de sangue no cérebro. Outros exames serão realizados no dia de hoje para constatar  o seu real estado clínico. Sabe-se no momento que Dona Marisa está sendo mantida viva apenas pelos aparelhos.

Um boletim oficial será divulgado nas próximas horas.

Reportagem de Thiago Herdy e Tiago Dantas em O Globo.

OUTRAS NOTÍCIAS