Tempo - Tutiempo.net

Fogo no Pantanal devasta o equivalente a 50 mil campos de futebol

Fogo atinge as duas extremidades da BR-262, próximo ao Buraco da Piranha (entroncamento com a MS-184) (Foto: Chico Ribeiro/Gov MS)

Incêndios florestais incontroláveis já devastaram ao menos 50 mil hectares de vegetação nativa, desde domingo (27) no Pantanal de Mato Grosso do Sul. o equivalente a 50 mil campos de futebol. A informação é do jornal Estado de S.Paulo.

Conforme o Corpo de Bombeiros do Estado, as chamas avançam em várias direções e em proporções que nunca foram registradas nesse ecossistema, um dos mais significativos do País. Somente entre segunda-feira, 28, e terça-feira, 29, os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais detectaram 799 focos de incêndio na região.

O Pantanal Sul já sofreu queimadas intensas em setembro deste ano, por causa da estiagem. Uma força-tarefa coordenada pela Defesa Civil estadual conseguiu controlar os focos, mas eles reapareceram no último domingo. Conforme o governo do Estado, as chamas se expandem com incrível rapidez, produzindo um cenário de devastação, com árvores calcinadas, animais mortos ou fugindo das labaredas. A fumaça prejudica o tráfego em rodovias e interfere na visibilidade das aeronaves que combatem o fogo.

Os incêndios atingem principalmente os municípios de Corumbá, Miranda e Aquidiana.

Nesta quarta-feira, 30, novos focos eclodiram ao longo da BR-262, principal rodovia da região, formando uma linha de fogo que chegava a 50 quilômetros de extensão. Pantaneiros foram obrigados a transferir o gado para áreas alagadas. Algumas pousadas ao longo da Estrada-Parque (MS-184), região de atrativos turísticos, conhecida como Passo da Lontra, chegaram a ficar isoladas pelos incêndios.

247

OUTRAS NOTÍCIAS