Tempo - Tutiempo.net

Folha de S. Paulo vergonha nacional: atacou política externa de Lula após viagem do seu repórter para Ucrânia ser paga por Kiev

SEDE DA FOLHA DE SÃO PAULO, SEDE DA VERGONHA

A Folha de S. Paulo publicou uma matéria na última sexta-feira (31) na qual tece críticas à política externa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à Guerra da Ucrânia.

O texto traz uma declaração do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que critica a posição de neutralidade do Brasil no conflito e afirma “não saber por que o Brasil está do lado do agressor” no conflito. “Como se pode priorizar a aliança com um agressor?”, afirmou na ocasião.

A declaração foi dada em uma entrevista com jornalistas latino-americanos “a convite do Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia”, que teve a participação de uma jornalista da Folha.

O jornalista e escritor Fernando Morais usou as redes sociais para criticar a atitude do veículo brasileiro.

“A Folha embarca desavergonhadamente na boca-livre da Ucrânia. Dinheiro compra até amor sincero”, escreveu em seu Facebook.

Em mensagem ao 247, o assessor especial de assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, rechaçou qualquer tentativa de enquadrar o Brasil como um país que toma partido no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, além de enfatizar a importância de um esforço genuíno para contribuir para a paz na região.

“Não jogamos duro com a Ucrânia, não defendemos a Rússia, mas estamos convencidos de que a paz só virá pelas negociações. E também achamos que a China terá um papel importante nesse processo”, disse o ex-chanceler brasileiro.

Brasil

Inacreditável a canalhice do reporter e da Folha, beneficiando-se com a imensurável corrupção existe atualmente na Ucrânia, será que existiu mais mimos para a sua jornalista ou o próprio jornal, além do pagamento das despesas de viagem dessa seu venal repórter?

É uma vergonha para a imprensa brasileira.

Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS