Tempo - Tutiempo.net

Gilmar Mendes vota pela suspeição de Moro no caso do tríplex do Guarujá

Ministro Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes , do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da suspeição do ex-juiz Sergio Moro na condução do caso do tríplex de Guarujá envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Agora o placar está em 2 a 1, mas ainda faltam os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Nunes Marques.

Após ter feito um pedido de vista em dezembro de 2018 depois dos votos de Edson Fachin e Cármen Lúcia, Gilmar Mendes retomou o julgamento nesta terça-feira (9) na Segunda Turma da Corte.

Em sua argumentação, que durou mais de duas horas, o ministro falou em “populismo jurídico” e disse que “a cadeia de ações de Moro não revela só sucessão de atos lesivos a Lula, mas do maior escândalo da história da Justiça do Brasil”.

Durante o voto, o ministro também falou sobre as trocas de mensagens entre os procuradores da Lava Jato e Moro, que foram divulgadas pelo site  The Intercept Brasil  no episódio que ficou conhecido como Vaza Jato.

Na ocasião, as conversas revelaram que o ex-juiz colaborou com a elaboração de provas contra investigados. “Moro agiu com parcialidade com objetivo de tirar Lula da disputa eleitoral”, disse.

“O combate à corrupção é digno de elogio, é fundamental […] Agora, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Não se combate crime cometendo crime”, completou Gilmar Mendes ao lembrar que já foi a favor da Lava Jato.

O ministro ainda falou sobre a condução coercitiva de Lula em março de 2016 para prestação de depoimento na Polícia Federal e disse que o mandado foi “ilegal”. “Era o modelo de um grande espetáculo de caráter policialesco”, afirmou.

Pedido de vista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques pediu vista do caso de suspeição do ex-juíz Sergio Moro, alegando não ter tido tempo suficiente para analisar a matéria.

“Preciso pedir vista para analisar o conteúdo desse processo de extrema relevância e já adianto que não me causa nenhum constrangimento ouvir os votos dos demais”, disse o ministro.

Caique Alencar

OUTRAS NOTÍCIAS