Tempo - Tutiempo.net

Governo decide retomar mineração de urânio

Exploração de urânio deve ser aberta ao setor privado (Foto: Reprodução)

O governo Bolsonaro pretende retomar depois de cinco anos, a mineração de urânio a fim de ampliar o programa nuclear brasileiro, informa o jornal O Estado de S.Paulo.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que isto corresponde a uma decisão política que será adotada.

A exploração será feita pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), mas a ideia do governo, diante das restrições do Orçamento para realizar investimentos, é firmar parcerias com a iniciativa privada para explorar o potencial de urânio em território nacional, assinala a reportagem.

O Brasil é possuidor da sétima reserva geológica de urânio do mundo – atrás de Austrália, Casaquistão, Canadá, Rússia, África do Sul e Nigéria. Sua exploração é monopólio constitucional da União. Hoje, apenas a estatal INB pode atuar na área.

Apesar do dispositivo constitucional, o governo considera possível firmar parcerias em casos específicos, particularmente quando a presença de urânio é minoritária em uma reserva.

Por isso, a INB formou o consórcio com o Grupo Galvani, que deve começar a operar até o início de 2024, no Ceará. Para o ministro, esse será o primeiro passo para a formação de outras parcerias.

Brasil 247

OUTRAS NOTÍCIAS