Tempo - Tutiempo.net

Lula e Marisa são indiciados pela PF no caso Guarujá

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama Marisa Letícia no inquérito que investiga o tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral paulista.

Trata-se do primeiro indiciamento formal contra Lula, nas apurações da Lava Jato em Curitiba.

A conclusão do inquérito antecede a denúncia criminal a ser apresentada pelo Ministério Público Federal ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos do caso em primeira instância.

Também foram indiciados pela PF o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, sob suspeita de corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. E José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, da OAS, sob suspeita de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

Lula alega não ser dono do apartamento e move ações no Supremo Tribunal Federal e no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas em que questiona a conduta da força-tarefa da Lava Jato e a competência de Moro para julgá-lo.

A Polícia Federal aponta que Lula e Marisa foram beneficiários de benfeitorias de R$ 2,4 milhões realizadas no imóvel, pagas pela OAS.

Leonardo Attuc

OUTRAS NOTÍCIAS