Tempo - Tutiempo.net

Marcos Coimbra: ‘probabilidade­ de vitória de Lula no 1º turno tem aumentado consistentemente’

Bolsonaro ameça as eleições

O sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, especializado em pesquisas de opinião, afirma em artigo publicado na CartaCapital nesta sexta-feira (17) que a ‘probabilidade­ de vitória de Lula no 1º turno tem aumentado consistentemente desde o início do ano’.

O especialista explica as razões: “em primeiro lugar, porque as intenções de voto em Lula estão em crescimento.

Em segundo lugar, o conjunto das pesquisas mostra que Bolsonaro não consegue crescer por nada que faça”.

Coimbra cita também o esvaziamento da ‘terceira via’.

“A soma dos votos em outros nomes (sem considerar Ciro Gomes) foi de 15% para 5% dos válidos, entre janeiro e junho. O capitão melhorou 6 pontos porcentuais, de 28% para 34%, Ciro ficou igual e os demais foram para Lula.

Resultado: Bolsonaro, que precisava ter um crescimento espetacular, reduziu a diferença para Lula em apenas 2 pontos. Ciro, que teria de subir estratosfericamente, não se moveu.

Com isso, Lula se aproximou de uma vitória no primeiro turno, chance que aumentaria se a metade dos simpatizantes de Ciro, que pretende votar no petista no segundo turno, optar por fazê-lo já no dia 2 de outubro”.

O presidente do Vox Populi ainda relata que “pesquisas qualitativas em andamento sugerem que parcelas crescentes do eleitorado sentem que não precisam de mais tempo para escolher entre Lula e Bolsonaro, não se mostram interessadas em conhecer ‘novidades’ de última hora e não veem Ciro Gomes como opção.

Para a grande maioria do povo, quanto menos tempo tivermos desse capitão, melhor”.

Brasil

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS