Tempo - Tutiempo.net

Militares da ativa e ministros do Supremo reprovam nota de Bolsonaro

A nota em conjunto divulgada pelo presidente Bolsonaro foi reprovada por militares da ativa e pelo STF.

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) receberam com cautela a nota conjunta de Jair Bolsonaro, do seu vice, Hamilton Mourão, e do ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

A informação é do jornal O Globo que ouviu ministros da Corte em reservado.

A nota conjunta diz que “as Forças Armadas (FFAA) do Brasil não cumprem ordens absurdas”, indicando que os militares se veem acima dos poderes constitucionais.

De acordo com a reportagem, um ministro do Supremo criticou a manifestação, mas não considera que a nota aumenta a crise entre o Judiciário e o Executivo, porque as decisões do tribunal vêm sendo cumpridas.

Outro ministro avaliou que a nota é uma resposta à decisão do ministro Luiz Fux segundo a qual as Forças Armadas não são um poder moderador para resolver confrontos entre o Executivo, Legislativo e Judiciário.

J´oficiais e generais da ativa, dos três ramos armados, Segundo um Almirante, a nota coloca as Forças Armadas como um poder moderador acima da Lei.

Ele afirmou que é óbvio  que os militares têm que responder as decisões, e que, se não concordarem, sempre caberá recurso dentro  da Constituição.

O governo de Bolsonaro caminha para o fim do funil, espreme a democracia,  destrói os direitos constitucionais e leva o país a uma profunda instabilidade social. (CL)

Ele já matou milhares com o coronavírus, mas os números serão inferiores ao que ainda poderá provocar em um regime de força.

Edição cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS