Tempo - Tutiempo.net

Morre Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas e um dos fundadores do PT

Jacó Bittar

O ex-prefeito de Campinas Jacó Bittar morreu nesta quinta-feira aos 81 anos. Ele sofria de Parkinson há alguns anos e a morte decorreu de complicações da doença.

Bittar foi um dos fundadores do Sindicato dos Petroleiros dessa região de São Paulo em 1973, um dos expoentes do movimento sindical que abalou a ditadura naquela década, e, ao lado de líderes como o ex-presidente Lula, Olívio Dutra e Luiz Gushiken, foi um dos fundadores do PT, em 1980.

O político disputou a primeira eleição da legenda em 1982, concorrendo ao Senado – com a atriz Lélia Abramo de suplente – na chapa que tinha Lula candidato a governador e Hélio Bicudo de vice.

Em 1983, participou da fundação da CUT e, em 1988, foi eleito prefeito de Campinas, terceira maior cidade do estado de São Paulo. Em 1991, quando ainda era prefeito de Campinas, migrou para o PSB, mas sempre foi muito respeitado pelos amigos do PT.

Recentemente, Jacó Bittar recebeu visita de Lula em sua casa.

O velório de Jacó será a partir das 11h30 na Capela do Cemitério da Saudade, em Campinas. O enterro está previsto para às 16h30, no Cemitério de Sousas.

RBA

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS