Tempo - Tutiempo.net

OS RESPONSÁVEIS PELA ODEBRECHT E ANDRADE GUTIERREZ ESTÃO PRESOS

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira 19, a décima-quarta etapa da operação Lava Jato, conduzida pelo juiz Sergio Moro, do Paraná.

Nesta fase, a Lava Jato atinge as duas maiores empreiteiras do País, que haviam sido poupadas nas fases iniciais. Alvos são a Odebrecht, de Marcelo Odebrecht, e a Andrade Gutierrez, presidida por Otávio Azevedo. Os dois foram presos em suas casas nesta sexta-feira.

No total, estão sendo cumpridos 59 mandados de prisão e busca e apreensão em quatro Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Segundo o comunicado da PF, são 38 mandados de busca e apreensão, nove mandados de condução coercitiva, oito mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária.

Também foram detidos Márcio Farias e Rogério Araújo, dois dos principais executivos da Odebrecht.

Nesta etapa, a operação foi batizada de Erga Omnes, expressão jurídica que significa “o que é válido para todos”. A Odebrecht foi acusada de pagar propinas de US$ 23 milhões a Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras.

As duas empresas divulgaram notas sobre a operação. Leia abaixo:

Nota da Odebrecht:

A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) confirma a operação da Polícia Federal em seus escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Da mesma forma, alguns mandados de prisão e condução coercitiva foram emitidos.

Como é de conhecimento público, a CNO entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Nota da Andrade Gutierrez:

A Andrade Gutierrez informa que está acompanhando o andamento da 14ª fase da Operação Lava Jato e prestando todo o apoio necessário aos seus executivos nesse momento. A empresa informa ainda que está colaborando com as investigações no intuito de que todos os assuntos em pauta sejam esclarecidos o mais rapidamente possível.

A Andrade Gutierrez reitera, como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela Operação Lava Jato, e espera poder esclarecer todos os questionamentos da Justiça o quanto antes.

                                                                                                                                                                    Leonardo Attchu

OUTRAS NOTÍCIAS