Tempo - Tutiempo.net

Papa Francisco confirma vinda ao Rio em julho

Sua pronúncia foi considerada “muito boa” por alguns religiosos brasileiros que o ouviram confirmar presença na Jornada Mundial da Juventude, encontro de jovens católicos que será realizado entre os dias 23 e 28 de julho no Rio.

 

De acordo com o monsenhor Antônio Luiz Catelan, assessor do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, que estava entre os passageiros do ônibus que levou o novo líder da Igreja Católica até a Capela Sistina para a missa de encerramento do conclave, o papa seguirá a agenda do papa emérito, Bento 16.

 

O novo papa elogiou a alegria do povo brasileiro. “E ainda cantou o trecho de uma musiquinha brasileira, que não vou revelar qual. É segredo pontifício”, disse Catelan, com bom humor.

 

A afinidade do papa Francisco com integrantes da comitiva nacional pode favorecer a programação da JMJ.

 

Responsável pelo comitê organizador local da jornada, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, já prepara ajustes no roteiro da visita. “Vamos manter as atividades já propostas e acrescentar sugestões. Antes a orientação era reduzir os deslocamentos por conta da saúde de Bento 16”, disse Dom Orani.

 

O primeiro compromisso do papa na JMJ será no dia 25 de julho, em Copacabana. O papa desembarcaria de helicóptero no Forte de Copacabana e seguiria de papamóvel por toda a praia (um percurso de quatro quilômetros) até o altar instalado no Leme (no ponto oposto ao Forte). “Essa é a ideia, mas não está decidido”, ressaltou Dom Orani.

 

Em janeiro, uma comissão da JMJ esteve em Roma para discutir o assunto. “O Vaticano prefere o altar no Leme, de frente para toda a praia de Copacabana e sem público atrás do papa”.

 

Antes descartada, a visita ao Cristo Redentor volta a entrar na pauta. Outro passeio em análise é a ida do papa a uma favela, repetindo João Paulo 2º que visitou o Vidigal em 1980.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS