Tempo - Tutiempo.net

PARTIDOS DE ESQUERDA DEFINEM ESTRUTURA DA FEDERAÇÃO

Federação dos partidos de esquerda

A

s quatro legendas de esquerda (PT, PSB, PCdoB e PV) que pretendem formar uma Federação Partidária para as eleições deste ano definiram como será a estrutura da organização.

Um dos pontos que ficou definido foi que, por ter o maior número de deputados, o PT terá a maioria na Assembleia Geral. Após as definições, os presidentes dos partidos concederam entrevista coletiva.

Eles anunciaram que o PT, por exemplo, terá 27 cadeiras num total de 50 membros, ou seja, os petistas serão maioria. Já o PSB contará com 15 lugares, enquanto PCdoB e PV terão 4, cada.

De acordo com a presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a federação vai ser um exercício de unidade política.

Ela não pode servir para diminuir o peso político de uma legenda partidária. O PT é o que é pela sua história, pela sua construção, pela sua militância.

Não quero que nenhum partido seja diminuído, mas também não dá para permitir que o PT seja diminuído para fazer a composição. O PT não quer hegemonismo”.

Já o presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse que a federação buscará um equilíbrio nas decisões para atender as demandas das legendas envolvidas nessa construção.

OUTRAS NOTÍCIAS