Tempo - Tutiempo.net

Representantes da sociedade entregam a Rodrigo Maia propostas para enfrentar a crise

Rodrigo Maia presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebe às 16 horas desta quarta-feira (27) de representantes de diversas entidades da sociedade civil um documento com várias propostas para enfrentar a corrupção e as crises política e econômica.

O documento foi elaborado no último dia 14, no evento “Diálogos Congresso em Foco”, do qual também participaram parlamentares federais ligados a nove diferentes partidos políticos e estudiosos dos diversos temas tratados (saiba quem participou).

Entre as propostas aprovadas estão a defesa de uma reforma tributária que onere menos o consumo e mais a renda; a regulamentação do lobby; a profissionalização da gestão pública e a redução dos cargos comissionados; e a introdução, nos currículos escolares, de conteúdos voltados para a formação política dos cidadãos.

Confirmaram participação na audiência desta quarta-feira com o presidente da Câmara o idealizador do projeto e fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa; representantes de empresas privadas e das seguintes instituições: Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Federação Brasileira das Associações dos Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGestor), Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Conselho Indigienista Missionário (Cimi), Observatório Social e Centro Feminista de Estudos e Assessoria (C-femea).

Também devem comparecer os deputados Marcus Pestana (PSDB-MG), Cláudio Cajado (DEM-BA) e Carlos Manato (SD-ES), que estão se deslocando dos seus estados, em pleno “recesso branco”, especialmente para participar do encontro com o presidente da Câmara dos Deputados.

Como observa um dos participantes do projeto, uma das principais fontes das mazelas brasileiras é o próprio modelo político, que é secular.

“Ficou evidente que, infelizmente, a grande maioria de nossos representantes na Câmara dos Deputados mais do que tudo nos envergonha. E se a vida pública deles começa ao nível municipal, o que diríamos do que se passa nesse nível, se pudéssemos seguir suas sessões pela TV…”, escreve Chico Whitaker, um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, no artigo em que aponta possíveis saídas para a crise política, publicado ontem (terça, 26) por este site.

Novos rumos

As principais propostas do Diálogos foram aprovadas e reunidas em documento por cerca de 80 participantes do fórum.

Conforme o documento final, “não há receita pronta para a superação do atual momento, mas urge que ela seja pautada e discutida à exaustão, dentro e fora dos muros palacianos e das casas legislativas”.

O texto completa: “Afinal, se o problema é de todos, os debates e as soluções também devem ser”.

O projeto, cujo pontapé inicial transcorreu toda a quinta-feira de 14 de julho, teve o apoio das seguintes instituições: AMB, Ambev, Anabb, Anape, Anfip, APCF, Febrafite, Sindgestor e Sinprofaz.

Congresso Nacional

OUTRAS NOTÍCIAS