Depois de militares divulgarem um alerta falso para que moradores evacuassem de um bairro em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Exército determinou o afastamento imediato dos responsáveis pelo incidente. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
As informações falsas foram divulgadas por integrantes da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e apontavam que um dique teria se rompido e, com isso, partes do bairro Mathias Velho seriam inundadas. Assim ajudaram a “disseminar o pânico” entre os moradores da região.
Conforme apurações preliminares do Exército, os militares não checaram as informações repassadas antes de as compartilharem com a população. “Tal situação decorreu de um grave erro de procedimento”, informou o Comando Militar do Sul, em nota divulgada pela Agência Brasil.
“Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação”, acrescentou o Exército, que ainda manifestou solidariedade “a todos os moradores erroneamente informados” do falso rompimento.
Com informações do Exército