Tempo - Tutiempo.net

Temer nomeia ex-mulher de Gilmar Mendes para conselho da Itaipu

EX-MULHER DE GILMAR É NOMEADA POR TEMER CONSELHEIRA DE ITAIPU

 A advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, foi nomeada por Michel Temer conselheira da binacional Itaipu, com mandato até maio de 2010.

Além dela, Temer também nomeou como conselheiro o advogado baiano Frederico Matos de Oliveira, que atualmente trabalha na Secretaria de Governo, com o ainda ministro da pasta Antonio Imbassahy (PSDB-BA).

De acordo com reportagem do jornal O Globo, os cargos da diretoria da binacional Itaipu estão ocupados por pessoas ligadas ou indicadas por políticos, ferindo a Lei de Responsabilidade das Estatais, sancionada pelo próprio Temer no ano passado.

Dentre os cargos ocupados estão a diretoria administrativa, cujo diretor é Rubens de Camargo Penteado. Penteado ocupou o cargo de secretário-geral do PPS até junho de 2016 e teria sido indicado pelo líder do partido na Câmara, Rubens Bueno.

Já o atual diretor de Coordenação da estatal, Ramiro Wahrhaftig, era integrante do diretório do PSD paranaense até maio do ano passado e teria sido indicado pelo deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR). O diretor-geral da empresa, Luiz Fernando Vianna, fteria chegado ao cargo mediante indicação do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB).

Já Marcos Vinicius Baumgartner, lotado na diretoria administrativa, foi indicado pelo primeiro secretário da Câmara, Fernando Giacobo (PR) e o novo diretor financeiro, Marcos Vitório Stamm, teria sido alçado ao cargo pelo deputado Sérgio Souza (PMDB). Ainda segundo o Globo, Stamm foi acusado de ser funcionário fantasma do gabinete de Souza no ano passado.

 

Leonardo Attuch

OUTRAS NOTÍCIAS