Tempo - Tutiempo.net

TSE: eleitorado brasileiro aumenta 4% em relação a 2012

Eleitorado no Brasil aumentou 4%

O Brasil terá 144.088.912 eleitores nas eleições municipais de outubro. O número é 4% maior do que o do penúltimo pleito, em 2012, e 1,1% maior do que em 2014.

As mulheres continuam como maioria entre os eleitores, como nas duas últimas eleições, com 52% do eleitorado, ante 47% de homens.

Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (25), em coletiva de imprensa realizada na sede da corte em Brasília.

O processo custará, ao todo, R$ 600 milhões.

Chamou atenção, além do aumento no eleitorado, a diminuição da participação de jovens de 16 e 17 anos. O número, que em 2012 chegou a 3 milhões de jovens, atualmente caiu e está em 2,3 milhões.

“Os dados mostram a descrença do jovem com relação à política”, avaliou o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE. “Mostra ainda que os partidos não dão a devida valorização a este eleitor”, concluiu.

Outra preocupação do TSE é com relação ao baixo número de registro de candidaturas. Apenas 122 candidatos a vereador e prefeito estão certificados até o momento.

Para o presidente do tribunal eleitoral, Gilmar Mendes, a demora para registrar as candidaturas gera “insegurança” no processo eleitoral.

“Podemos proclamar o resultado, mas ainda sem a certeza sobre o registro”, ressaltou. São esperados, ao todo, de 530 mil a 580 mil registros de candidaturas. Os candidatos têm até o dia 15 de agosto para registrar suas candidaturas.

“Vamos ter muitas impugnações. O resultado das urnas pode ser considerado provisório”, prevê o ministro.

Para ele, o teto de gastos das campanhas, a demora no registro das candidaturas e questões como a ficha limpa acarretarão na judicialização das eleições deste ano.

“É constrangedor passarmos por isso”, lamentou o ministro. Para evitar ainda mais atraso na divulgação do resultado real das eleições, o TSE autorizou juízes substitutos a avaliar candidaturas nos tribunais regionais eleitorais.

Os dados mostram ainda que o município de São Paulo (SP) é o que possui o maior número de eleitores, com 8.886.324 no total.

O menor eleitorado é do município de Araguainha, no Mato Grosso, com 954 eleitores.

Também aumentou o número de cidades que poderão ter segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores. Serão 92 nessas eleições, ante 83 em 2012.

Gabriel Pontes

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS