Tempo - Tutiempo.net

TSE: eleitorado brasileiro aumenta 4% em relação a 2012

Eleitorado no Brasil aumentou 4%

O Brasil terá 144.088.912 eleitores nas eleições municipais de outubro. O número é 4% maior do que o do penúltimo pleito, em 2012, e 1,1% maior do que em 2014.

As mulheres continuam como maioria entre os eleitores, como nas duas últimas eleições, com 52% do eleitorado, ante 47% de homens.

Os números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (25), em coletiva de imprensa realizada na sede da corte em Brasília.

O processo custará, ao todo, R$ 600 milhões.

Chamou atenção, além do aumento no eleitorado, a diminuição da participação de jovens de 16 e 17 anos. O número, que em 2012 chegou a 3 milhões de jovens, atualmente caiu e está em 2,3 milhões.

“Os dados mostram a descrença do jovem com relação à política”, avaliou o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE. “Mostra ainda que os partidos não dão a devida valorização a este eleitor”, concluiu.

Outra preocupação do TSE é com relação ao baixo número de registro de candidaturas. Apenas 122 candidatos a vereador e prefeito estão certificados até o momento.

Para o presidente do tribunal eleitoral, Gilmar Mendes, a demora para registrar as candidaturas gera “insegurança” no processo eleitoral.

“Podemos proclamar o resultado, mas ainda sem a certeza sobre o registro”, ressaltou. São esperados, ao todo, de 530 mil a 580 mil registros de candidaturas. Os candidatos têm até o dia 15 de agosto para registrar suas candidaturas.

“Vamos ter muitas impugnações. O resultado das urnas pode ser considerado provisório”, prevê o ministro.

Para ele, o teto de gastos das campanhas, a demora no registro das candidaturas e questões como a ficha limpa acarretarão na judicialização das eleições deste ano.

“É constrangedor passarmos por isso”, lamentou o ministro. Para evitar ainda mais atraso na divulgação do resultado real das eleições, o TSE autorizou juízes substitutos a avaliar candidaturas nos tribunais regionais eleitorais.

Os dados mostram ainda que o município de São Paulo (SP) é o que possui o maior número de eleitores, com 8.886.324 no total.

O menor eleitorado é do município de Araguainha, no Mato Grosso, com 954 eleitores.

Também aumentou o número de cidades que poderão ter segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores. Serão 92 nessas eleições, ante 83 em 2012.

Gabriel Pontes

OUTRAS NOTÍCIAS