Tempo - Tutiempo.net

Caso Paraisópolis: Condepe diz que apurações estão “apenas começando

Investigação, caso, paraisópolis continua

Entidades ligadas aos direitos humanos seguem repercutindo a decisão da Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo, que considerou legal a atuação dos policiais militares em operação realizada na favela de Paraisópolis, na zona sul da cidade de São Paulo, que acabou por vitimar nove jovens.

Em nota, o CONDEPE (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo) afirma ter tomado conhecimento da decisão do inquérito pela imprensa – e que, segundo divulgado, as investigações vão continuar.

“O inquérito da Corregedoria da Policial Militar é apenas o procedimento da própria corporação. As demais apurações contribuirão para a efetiva elucidação dos fatos”, afirma o conselho.

Após os fatos, a entidade criou uma Comissão Especial para acompanhar a apuração dos episódios ocorridos em Paraisópolis.

“Até o presente, todas as informações coletadas por este Colegiado, bem como vídeos e testemunhos já tornados públicos pela imprensa e em redes sociais, apontam para conclusão diferente da posição da Corregedoria da Polícia Militar, divulgada pela imprensa”, diz o Condepe.

“O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana destaca que outras apurações estão em curso, a exemplo do inquérito instaurado pela Polícia Civil e das investigações realizadas por sua Comissão Especial de Paraisópolis.”

“Ainda, destaca-se o acompanhamento do Ministério Público”.

RLN

OUTRAS NOTÍCIAS