Tempo - Tutiempo.net

Esquema de segurança na Micareta foi positivo

A Micareta de Feira de Santana 2013 teve um balanço positivo da polícia.Nenhum homicídio ou tentativa de homicídio foi registrado na festa, cujo esquema de segurança teve a participação de 1.015 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores.

Apenas 17 ocorrências de lesão corporal foram anotadas no circuito da festa, representando redução de 26,1% em relação à micareta do ano passado, segundo os números apurados pela Coordenadoria de Documentação e Estatística Policial (CEDEP) da Polícia Civil, que também contabilizou 88 casos de furto e seis de roubo.

Ainda de acordo com os registros feitos nos quatro dias de folia, ocorreram 93 situações de via de fato, prontamente controladas pelos policiais. Em 2012, houve 50 vias de fato.Três armas de fogo e brancas foram apreendidas pela polícia, 57% a menos em comparação às apreensões na festa de 2012.

Também ocorreram 12 prisões em flagrante (aumento de 9,1%), tendo sido apresentadas às unidades policiais 283 pessoas envolvidas em situações diversas, representando um aumento de 477,6% comparadas à festa no ano passado: 49 apresentados.

O número de pessoas conduzidas e presas por uso e tráfico de drogas durante a Micareta cresceu 155,9% (87 ocorrências contra as 34 registradas em 2012). Para inibir a movimentação de traficantes na festa e no seu entorno, equipes da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santna realizaram operações preventivas na região, às vésperas do maior Carnaval fora de época do país.

Numa dessas operações, deflagrada no dia 19 de abril, 17 pessoas acusadas de tráfico e homicídios foram presas, tendo sido apreendidos mais de seis quilos de drogas, além de 32 armas, de diversos calibres. Em outra ação preventiva, no dia 22, os policiais apreenderam mais de três quilos de cocaína e crack, além de uma pistola 380, com dois criminosos, surpreendidos no Terminal Rodoviário da cidade.


Apreensões

O Departamento de Narcóticos, por meio da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Feira de Santana, apreendeu, na última sexta-feira (26), em continuidade à Operação Micareta, 15 quilos de maconha e meio quilo de crack em poder de Adílson Santos de Santana, localizado e preso no bairro Queimadinha.

Dois dias antes, na quarta-feira (24), a DTE/Feira já havia apreendido outros 11 quilos de maconha, no bairro Feira X, em poder de Liliane Costa dos Santos, 19 anos, Josué da Silva Santos, 23, e do mototaxista José Roque Góes Cerqueira, 26. A droga seria encaminhada para Salvador e vendida no bairro de São Caetano.

Fonte: Ascom / PM

OUTRAS NOTÍCIAS