Tempo - Tutiempo.net

Furto de energia vinha sendo pratica por fábrica de plástico em Feira de Santana

Fábrica de plastico em Feira de Santana furtava energia

Mais uma operação de combate ao furto de energia elétrica, realizada pela Polícia Civil, com o apoio da Coelba, desativou uma ligação clandestina de energia em uma indústria de plásticos de Feira de Santana.

Os policiais e os técnicos da distribuidora constataram o desvio de 3,4 milhões quilowatts-hora (kWh) de energia da rede da Coelba para abastecer irregularmente a indústria.

A energia recuperada é suficiente para atender 30 mil residências. Seria suficiente para atender o município de Amélia Rodrigues durante dois meses.

O volume é praticamente igual ao recuperado, na última terça-feira (15), em uma operação conjunta da Coelba com as distribuidoras de mais três estados ( PE, RN e MS), na maior ação já realizada no País para combater fraudes e furto de energia.

Ligação clandestina

O desvio vinha ocorrendo desde 2016. O proprietário do local será intimado para depor na delegacia de Feira de Santana e vai responder criminalmente.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão.

Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Como denunciar

A Coelba reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora.

As denúncias são feitas de forma anônima  através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste.

Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Ascom/Coelba – imagem reprodução.

OUTRAS NOTÍCIAS