Tempo - Tutiempo.net

Furtos e roubos em coletivos têm a maior queda em 12 anos, conforme aponta a PMBA

AÇÃO DE AVERIGUAÇÃO DE SUSPEITOS EM ASSALTO A ÔNIBUS

Resultado de um esforço contínuo da Polícia Militar em conjunto com as forças de segurança do Estado, no mês de maio, 99,9% das viagens de ônibus da capital baiana aconteceram sem ocorrências policiais, considerando um índice de 14 ocorrências para cada 100 mil trajetos, conforme dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Dessa forma, o mês de maio de 2024 registrou o menor número de ocorrências dos últimos 12 anos.

O Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAp) vem intensificando os esforços junto ao Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (BPFRC) com objetivo de mitigar os delitos.

“Essa estatística reflete o comprometimento da tropa envolvida e das autoridades em garantir a tranquilidade dos cidadãos durante seus deslocamentos. As ações preventivas são constantes e a nossa atuação segue com o intuito de zerar esse tipo de crime”, pontua o tenente coronel Reginaldo Moraes, comandante do BPFRC.

De janeiro a abril de 2024, foi registrada uma redução de 38,5% comparada ao mesmo período de 2023.

As atuações da PM estão voltadas principalmente aos horários e locais considerados de maior vulnerabilidade, a partir da intensificação do policiamento e adoção de ações estratégicas.

Já o município de Lauro de Freitas registrou uma queda de 52,94% no número de veículos roubados e furtados, considerando o comparativo do dia 1º a 24 de junho de 2023, quando houve o registro de 34 ocorrências, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 16.

Os índices vêm decaindo não só em junho, mas, também, nos meses anteriores.

Em março e abril de 2023, foram registradas 77 ocorrências de furto e roubo a veículos no município. Já no mesmo período deste ano, foram registradas 39 ocorrências desses tipos de crime.

Os dados colhidos pela SSP e Polícia Civil são resultados de constantes blitze com apoio do Esquadrão Águia e Detran, operações com a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp RMS, atuação do Esquadrão de Motociclistas em Camaçari, de abordagens itinerantes com a verificação de documentação, busca por drogas e veículos roubados e clonados.

“Agradeço a tropa da 52ª CIPM pelo compromisso e empenho, além do apoio importante que recebemos da 81ª CIPM. Tem sido imprescindível ainda o apoio do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) que criou um posto de pedágio na via metropolitana, estabelecendo um cinturão de segurança em torno de Lauro de Freitas.

Essas ações têm impactado diretamente nos resultados positivos”, ressalta o tenente coronel Botelho, comandante da 52ª CIPM, responsável pelo policiamento de parte do município.

DCS/PMBA

OUTRAS NOTÍCIAS