Tempo - Tutiempo.net

Interpol derrota Sergio Moro e exclui Tacla Duran da lista de procurados

INTERPOL DERROTA SÉRGIO MORO

O juiz federal de primeira instância Sérgio Moroteve sua credibilidade abalada em escala internacional, que o coloca em descrédito perante as polícias de todo o mundo.

A Interpolretirou o ex-advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran, da lista de procurados da agênciapor considerar que Moro desrespeitou a Declaração Universal de Direitos Humanos.

Em março, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, o juiz da Lava Jato chamou Duran de “mentiroso”.

“Tem esse indivíduo, foragido e suspeito de crimes gravíssimos, e que levanta essas histórias sem base empírica”, reagiu o juiz ao ser questionado sobre seu compadre, Carlos Zucolotto.

Sócio de sua mulher, Rosangela Wolff Moro, o também advogado Zucolotto foi acusado por Tacla Duran de “oferecer facilidades” junto ao Ministério Público Federal e ao Poder Judiciário, por meio de pagamento de propinas.

A afirmação foi feita em novembro passado, durante depoimento de Duran, por videoconferência, à CPI da JBS.

A entrevista de Moro foi apresentada à Interpol, que a levou em consideração no acolhimento do pedido dos advogados de Duran.

O entendimento foi o de que, “diante do comportamento do juiz responsável por presidir seu caso no Brasil, dúvidas suficientes têm sido colocadas sobre o fato de violação do Artigo 2 da Constituição da Interpol”.

O artigo se refere à necessidade de a instituição promover a cooperação entre as polícias de diferentes países, sempre que a Declaração Universal de Direitos Humanos seja respeitada.

RBA

OUTRAS NOTÍCIAS