Tempo - Tutiempo.net

Operação da PF combate fraude licitatória em Belém

Polícia Federal apreendeu dinheiro e objetos na casa dos investigados. (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (1º) a operação Forte do Castelo, para desarticular a atuação de um grupo de pessoas vinculadas ao ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa, com o fim de fraudar licitações e desviar recursos públicos.

Estão sendo cumpridos 5 mandados de prisão temporária, 14 de busca e apreensão e 4 de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor em Belém, Brasília e São Paulo.

As investigações contam com a participação do Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU) e da Receita Federal. Ao todo, participam da operação cerca de 60 policiais federais, 3 Procuradores da República, 15 servidores da CGU e 16 da Receita Federal.

De acordo com a PF, durante a gestão municipal de 2005 a 2012, as pessoas ligadas ao ex-prefeito nunca demonstraram capacidade financeira, mas se tornaram titulares de empresas e passaram a receber volume significativo de recursos públicos, em contratos diretos com a Prefeitura de Belém ou em subcontratações. O prejuízo já identificado pelas autoridades é de pelo menos R$ 400 milhões.

As análises conduzidas pela força-tarefa constataram ainda a existência de conjunto consistente de indícios que aponta para a fraude ao caráter competitivo e o direcionamento de diversos certames que culminaram com a contratação das empresas do grupo ligado ao ex-prefeito.

No curso das investigações foram obtidas provas suficientes que apontam, além de irregularidades na contratação das empresas, indícios de enriquecimento ilícito de vários membros da organização.

 

Por G1

OUTRAS NOTÍCIAS