Tempo - Tutiempo.net

PF intima líder indígena por documentário crítico ao governo Bolsonaro

Sônia Guajajara, líder indígena intimada pela PF por criticar Bolsonaro

A Polícia Federal intimou a líder indígena Sonia Guajajar a, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), em um inquérito sobre difamação aberto a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai).

O órgão acusa a ativista e a entidade por fazer acusações que difamaram o governo federal durante a série na web “Maracá” em 2020 em defesa dos povos indígenas e contra violações de direitos cometidas contra esses povos indígenas durante a pandemia da Covid-19.

A intimação foi feira no último dia 26 de abril . A Apib diz que a intimação mostra que o governo federal tenta criminalizar o movimento indígena em um ato de perseguição política e racista.

“Os discursos carregados de racismo e ódio do governo estimulam violações contra nossas comunidades e paralisa as ações do Estado que deveriam promover assistência, proteção e garantias de direitos.”

“E agora, o governo busca intimidar os povos indígenas em uma nítida tentativa de cercear nossa liberdade de expressão, que é a ferramenta mais importante para denunciar as violações de direitos humanos. “

“Atualmente mais da metade dos povos indígenas foram diretamente atingidos pela Covid-19, com mais de 53 mil casos confirmados e 1059 ortos”, diz em nota enviada ao GLOBO.

A entidade critica a Funai e sugere ainda que o governo tenta esconder uma realidade já reconhecida pelo Supremo.

“O órgão cuja missão institucional é proteger e promover os direitos dos povos do Brasil acusa a Apib de difamar o Governo Federal com a web-série “Maracá”, que denuncia violações de direitos cometidas contra os povos indígenas no contexto da pandemia da Covid-19.

Denúncias essas que já foram reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) através da ADPF 709″, afirma a entidade em referência ao processo que cobra no STF medidas do governo no combate à Covid-19.

“Não irão prender nossos corpos e jamais calarão nossas vozes. Seguiremos lutando pela defesa dos direitos fundamentais dos povos indígenas e pela vida!”, finaliza o documento.

Agência O Globo

OUTRAS NOTÍCIAS