Tempo - Tutiempo.net

A visita de Ciro a Lula é um sinal a ser saudado

CIRO GOMES

Pouco importa que possa haver sentido eleitoral no pedido de visita de Ciro Gomes a Lula na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

O sentido político é maior do que qualquer benefício em votos que Ciro possa obter.

Claro que haverá pessoas de pensamentos miúdos e também aquelas que, com o coração dolorido diante de tamanha injustiça, sintam impulso de repelir o gesto de alguém que se portou com ressalvas e vacilações ao longo do processo de perseguição ao ex-presidente.

Mas a política não é o exercício puro de paixões, até porque seu objeto – a vida do povo brasileiro – não nos pertence individualmente.

Assim, é preciso examinar o que o gesto de Ciro contém.

E a primeira constatação é que ele aceita, com isso, que Lula tem o papel referencial incontestável na mente da população.

Em outras palavras, é impossível que uma candidatura tenha ares de centro-esquerda – e mais ainda, esse conteúdo – sem que assuma uma posição de solidariedade a Lula.

Ciro Gomes é teimoso e todos nós dsabemos disso.

Em 2002, quando se avizinhavam as eleições, o receio de Brizola de que se armasse uma frente anti-Lula no segundo turno das eleições fez com que ele fizesse um apelo a Ciro, então candidato, para que desistisse em favor de Lula e ensejasse uma vitória já no primeiro turno (faltaram 8% dos votos para isso e Ciro tinha mais que isso, naquele momento).

A reação de Ciro, um homem gentil no trato pessoal, foi furiosa e fez Brizola recolher-se e evitar o atrito público com ele, por responsabilidade política.

Engana-se quem acha que Brizola agia com o fígado, porque o interesse da população está acima dos nossos humores.

Com certeza Lula não terá reação diferente, por maiores que possam ser as mágoas com atitudes vacilantes de seu ex-ministro. Não é de sua natureza e não é compatível com a sua capacidade política.

O segundo ponto é que, se supõe, o candidato do PDT não tenha tido a iniciativa de uma consulta prévia, antes de decidir pelo ingresso de um pedido judicial.  Que, aliás, nem sequer sabe se será aceito, tamanha a selvageria com que o Reich de Curitiba quer tratar Lula.

Finalmente, tal como aconteceu há uma semana em São Bernardo, é compreensível e natural que os cidadãos, os militantes, a massa popular, aja com a pureza de sua paixão indignada.

Aos líderes, não. Porque um líder vê mais longe e sabe que a resistência não é um gesto de desespero, mas de acumulação de forças.

E que é preciso ser mola, para saber ceder e poder voltar, ainda mais forte.

Fernando Brito

OUTRAS NOTÍCIAS