Tempo - Tutiempo.net

ACM Neto prevê 700 novos leitos de UTI para pacientes com coronavírus e diz que decretos podem ser prorrogados

Foto: Max Haack/Secom

O prefeito ACM Neto afirmou, em coletiva concedida na manhã desta terça-feira (21), que Salvador deve ter 700 novos leitos de UTI para tratar de pacientes com coronavírus. Segundo a prefeitura, antes da Covid-19, Salvador já tinha quase 1.300 leitos de UTI, calculando as vagas nas redes pública e privada.

De acordo com o prefeito, esse é o número considerado “palpável” para o combate à Covid-19 na capital baiana.

“Estamos trabalhando em conjunto com o governo do estado e também com a rede filantrópica e até privada para ampliar ainda mais isso. A meta é, no total, com os esforços de todos os envolvidos, possamos disponibilizar 700 novos leitos contra a pandemia na cidade”, disse ACM Neto.

“Nessa conversa que tivemos com o Governo do Estado, o que se almeja como algo concreto, palpável, é que, na capital, a gente tenha perto de 700 leitos voltados especificamente para tratar de Covid-19”, disse.

“Claro que a existência desses 700 leitos vai estar ligada a possibilidade de chegada dos equipamentos”.

ACM Neto revelou que, até a última segunda-feira (20), havia 76 pacientes internados com uso de respiradores em Salvador.

“O que a gente pode assegurar é que hoje ainda não há uma situação de pré-colapso. No entanto, a relação está cada vez se encurtando menos, ou seja, a disponibilidade de vagas e o número de pacientes, a relação está cada vez mais próxima”, afirmou.

O prefeito já havia apresentado, na segunda-feira (20), 83 novos respiradores e também a criação de mais 39 novos leitos de UTI em Salvador, chegando a 195 no momento.

Durante a coletiva, ACM Neto afirmou que, além do diálogo com o governador Rui Costa (os dois conversaram ontem via videoconferência e anunciarão em breve publicação de decretos em conjunto para ampliar o combate à Covid-19), vai conversar com o presidente Jair Bolsonaro, na quinta-feira (23).

“Fui convidado para um encontro com o presidente e estarei presente em Brasília. A nossa ideia é somar esforços. É o que temos de fazer nesse momento”, salientou.

Ao ser questionado sobre a volta à normalidade em Salvador, o prefeito disse que ainda não há previsão da cidade retomar a normalidade e reduzir o isolamento. Os decretos de restrição valem, inicialmente, até 4 de maio, mas podem ser prorrogados para depois do Dia das Mães, inclusive a suspensão de atividades comerciais.

“No próximo dia 27 vou conversar com entidades ligadas ao comércio para fazer uma avaliação da situação. Estamos preocupados também com a questão econômica, claro, e temos feito esforços para ajudar sobretudo os mais pobres. Mas a prioridade continua sendo salvar vidas”, concluiu.

G1 BA

OUTRAS NOTÍCIAS