Tempo - Tutiempo.net

Bolsonaro defende ditadura e manda ministros do STF calarem a boca

Bolsonaro mais uma vez defende a ditadura

Nesta quinta-feira (31), data que marca 58 anos do golpe militar de 1964, Jair Bolsonaro (PL) exaltou a ditadura e insultou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mandando-os calarem a boca.

Sem a ditadura, Bolsonaro disse que o Brasil seria uma “republiqueta” e afirmou que naquele período “todos tinham direito de ir e vir, e sair do Brasil, trabalhar, constituir família, de estudar”.

A ditadura militar foi um regime marcado pela violência e repressão. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, 434 brasileiros foram mortos ou “desaparecidos” durante a ditadura militar entre os anos de 1964 e 1985.

A comissão também concluiu que mais de 8,3 mil indígenas perderam a vida naquele período em razão de ações praticadas ou toleradas pelo regime então em vigor.

Estima-se que 50 mil pessoas tenham sido presas por razões políticas, tendo cerca de 20 mil delas submetidas a torturas.

“E nós aqui temos tudo para sermos uma grande nação. Temos tudo, o que falta? Que alguns poucos não nos atrapalhem. Se não tem ideias, cala a boca. Bota a tua toga e fica aí. Não vem encher o saco dos outros”, disse.

Ele também falou em “inimigos que habitam a região [da praça] dos Três Poderes”, sem citar nomes.

Sem citar nominalmente a ministra Rosa Weber, do Supremo, ele criticou: “a PF diz que não tenho nada a ver com a vacina que não foi comprada, mas uma ministra [diz] ‘não, não vou arquivar’. Isso é passível de detenção do presidente. O que essas pessoas querem? O que têm na cabeça?”. Rosa Weber decidiu não arquivar a investigação da compra da Covaxin.

Mencionando o deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ), o chefe do governo federal atacou o ministro Alexandre de Moraes: “não pode conselheiros o tempo todo [dizerem], ‘calma, espera o momento oportuno’. Calma é o cacete, pô”.

É muito fácil falar ‘Daniel Silveira, cuida da tua vida’. Não vou falar isso. Fui deputado por 28 anos. E lá dentro daquela Casa, com todos os possíveis defeitos, ali é a essência da democracia também”. Brasil

O que esse cara tem na cabeça, Titica de galinha. O Brasil está desmoralizado. interna e externamente, é inacreditável o comportamento desse presidente. Na  história do país nunca se viu algo igual.

A recuperação finaceira será mais fácil do que a recuperação sociológica. talvez seja necessário mais de seis décadas, caso não ocorra outro retrocesso. cljornal.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS