Tempo - Tutiempo.net

Bolsonaro um governante patologicamente destrutivo/por Carlos Lima

A conspiração engendrada pelo presidente Jair Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal (STF)  e o Congresso Nacional, faz parte de um projeto de poder, alimentado por militares da reserva e da ativa, Feke New, milicianos e parte de uma população entorpecida na disseminação da violência pela família Bolsonaro.

Uma de suas várias participações em manifestações contra o Congresso e o STF, influenciadas por ele, afirmou que: “Temos as Forças Armadas ao lado do povo, pela lei, pela ordem, pela democracia e pela liberdade”.

Não é um delírio, é meia verdade. Os militares que defendem a Constituição e a democracia plena têm posição diferenciada.

A verdade por ele praticada vem do espelho que reflete o nazismo.

Vamos elencar algumas mentiras do presidente Jair Bolsonaro sobre o coronavírus.

a – Anunciou a Renda Emergencial como se fosse dele [O valor de até 1200 reais por família é um projeto do PT e demais partidos de oposição, justamente para garantir condições que as pessoas fiquem em casa. A proposta do Paulo Guedes era de apenas 200 reais] em pronunciamento oficial, dia 31/03

b – Defendeu o isolamento vertical [contra todas as recomendações das autoridades sanitárias, inclusive mundiais] em pronunciamento, dia 24/03

c – “O que ele disse, praticamente… Em especial, com os informais, têm que trabalhar”. [distorceu a fala de Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS] em pronunciamento, dia 24/03

d – Desabastecimento de BH [utilizou vídeo de outro contexto, em outra época] em pronunciamento, dia 31/03

e – O primo do porteiro estourou o pneu [fake news espalhada por robô sobre um primo que morreu porque o pneu estourou e foi diagnosticado com Covid-19. Uma estratégia para desacreditar o aumento dos números de casos confirmados que sofrem mais com a subnotificação do que o contrário.] em entrevista a telejornal

Epidemia na China está praticamente acabando entrevista dia 16/03, à Folha

f- Devemos voltar à normalidade em pronunciamento, dia 24/03

As mortes na Itália são invenção da mídia em pronunciamento, dia 24/03

g – 90% de nós não teremos qualquer manifestação caso se contamine em pronunciamento, dia 24/03

h – Pelo meu histórico de atleta em pronunciamento, dia 24/03

i – Gripezinha ou resfriadinho  em pronunciamento, dia 24/03

j – Crianças podem ir à escola, porque só idoso corre risco em pronunciamento, dia 24/03

l – Não descumpro qualquer orientação sanitária por parte do Ministério da Saúde, em coletiva, dia 18/03

m – O cara que trabalha na lotérica tem o vidro blindado. O vírus não vai passar por ali, em transmissão ao vivo, 26/03

n – Eu não convoquei ninguém. [esteve na manifestação e contrariou todas as orientações de autoridades sanitárias, expondo inclusive grupos de risco] em coletiva, dia 11/03

o – Pessoas saudáveis e abaixo dos 60 anos não correm grandes riscos em pronunciamento, dia 24/03

p – Muito do que tem ali é fantasia. Não é isso tudo que dizem, em discurso em Miami, dia 10/03

Fatos já registrados em quase toda imprensa nacional.

Portanto, esse é um governo baseado na desinformação, descrédito da ciência e ataque aos direitos da classe trabalhadores e às autoridades supremas que defendem e fazem cumprir a Constituição Federal.

O primeiro projeto do governo Bolsonaro é construir as condições objetivas para fechar o Congresso e a Suprema Corte, abrindo o caminho para uma ditadura fascista militar.

Nos governos da ditadura militar nunca vimos uma quantidade de militares encastelados na administração federal como presenciamos agora. É a prova de cooptação das forças armadas, da qual foi um péssimo integrante, segundo avaliação de seus superiores hierárquico incluindo generais.

Em um dos ataques ao STF o presidente do Supremo respondeu forte e não citou o nome do presidente.

“O poder que não é plural é violência. Na democracia divergências são equacionadas nas vias institucionais adequadas, preestabelecidas na Constituição, a qual dita as regras do jogo democrático, jamais por meio de agressões ou de ameaças à esta instituição centenária ou a qualquer de seus ministros”.

O projeto bolsonarista está sofrendo o seu maior desgaste pelos erros estratégicos que surgiram com a chegada do coronavírus, até então tudo seguia conforme o planejado.

Os Bolsonaros conseguiram construir mais uma crise política e abalaram os alicerces do futuro ao desconhecer uma tragédia na pandemia, provocada pelo novo coronavírus no país.

A perda constante de apoio popular desnorteia a construção do pano de fundo do seu projeto e pode consolidar um impeachment.

Esse, atualmente, é o pior governo que o Brasil enfrenta.

Carlos Lima

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS