Tempo - Tutiempo.net

CARDOZO: LULA NÃO É A META DA ZELOTES E DA LAVA JATO

Ministro Cardozo

O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, saiu em defesa do ex-presidente Lula e ressalta que Lula não é investigado na Operação Lava Jato, análise feita antes que o juiz Sérgio Moro autorizasse a abertura de um inquérito sobre o sítio de Atibaia, frequentado pelo ex-presidente.

“O objetivo das operações não é chegar a alguém, é apurar fatos.

Não vejo nenhuma comunicação entre as duas operações, lastreadas em situações distintas.

No que diz respeito ao ex-presidente Lula, o juiz (Sérgio) Moro já disse que o presidente Lula não é investigado na Lava-Jato.

E não me cabe fazer juízo de valor sobre investigações.

No caso da Zelotes, fui informado que o ex-presidente não depôs como investigado.

O próprio ofício do delegado divulgado pela imprensa diz: (lê trecho do ofício): “Se houve servidores públicos que foram corrompidos e estariam associados a essa organização criminosa ou se estaria vendendo fumaça, vitimando-os e praticando tráfico de influência com relação aos mesmos”.

Ou seja, ou participam ou será que são vítimas?

O ofício poderia permitir uma outra ilação: presidente pode ser vítima, disse ele, em entrevista ao Globo.

Sobre o processo contra a presidente Dilma Rousseff, diz que tem ‘pecado original insuperável’ por ser uma retaliação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

Esse impeachment foi pedido sem fundamento legal e desencadeado por vingança do presidente da Câmara. Tem um descompasso entre lei e fato, e isso é um golpe.

Não há crime de responsabilidade da presidente, há um desencadeador que se deu pela obvia e evidente vingança do presidente da Câmara, que queria impor certas coisas ao executivo e não teve o resultado que desejava.

Para ele, Cunha queria ajuda do governo no Conselho de Ética, para escapar do seu processo de cassação

Leonardo Attuch

OUTRAS NOTÍCIAS