Tempo - Tutiempo.net

Ciro já é ministro, mas ministro de quem e de quê?

Centrão, Barros, Bolsonaro, Ciro e Lira

Ciro Nogueira tuitou  que já é ministro da Casa Civil.

Será?

O ministro da Casa Civil fala pelo presidente com outros ministros mas é difícil crer que Ciro será tido como esta voz.

O ministro da Casa Civil fala com parlamentares, líderes partidários e dirigentes do Judiciário em nome do presidente e por ele assume compromissos, mas é quase impossível crer que o novo ocupante do cargo possa fazê-lo.

Para desempenhar essas funções, precisa gozar de confiança absoluta do Presidente, o que significa dizer que é, por consequência, alguém que precisa ter fidelidade canina a ele, embora necessite ter habilidade política.

Ciro, é evidente, não tem perfil para preencher estas condições, exceto a última, que é insuficiente para cumprir com as demais.

Portanto, o papel de Ciro é o de ser o Ministro do Centrão, não da Casa Civil de Bolsonaro.

Ao Centrão, deve cargos e verbas e a posse, provavelmente hoje ou amanhã, mostrará o tamanho dos que se pretendem comensais deste bolo.

A Bolsonaro, tem o dever de escapar de confrontar suas declarações absurdas e de trata-lo com a leniência do “ah, mas ele é assim mesmo…”, como um “esquisitão” que o país deveria ignorar grosserias e bravatas.

Não é arranjo que possa durar muito tempo e muito menos que não acumule insatisfações e rancores, e não porque Ciro Nogueira seja disso.

Fernando Brito

OUTRAS NOTÍCIAS