Tempo - Tutiempo.net

DATA FOLHA: 66% SÃO CONTRA A SUBMISSÃO DE BOLSONARO AOS ESTADOS UNIDOS

Brasil cachorro dos EUA

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revela que dois em cada três brasileiros são contrários à política externa de Jair Bolsonaro, centrada na submissão do Brasil aos interesses do governo de Donald Trump.

Dois em cada três brasileiros discordam de que o Brasil deva dar preferência aos Estados Unidos em suas relações exteriores, segundo pesquisa do Datafolha.

O alinhamento aos EUA é uma das principais diretrizes diplomáticas do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e de seu futuro chanceler, Ernesto Araújo, informa a reportagem de Luciana Coelho.

“Segundo o levantamento, para o qual foram ouvidas 2.077 pessoas em 130 municípios do Brasil nos dias 18 e 19 de dezembro, 66% dizem discordar da ideia de privilegiar os EUA em detrimento dos demais países. A margem de erro é de dois pontos percentuais para ambas as direções”, diz ainda o texto.

O futuro chanceler Ernesto Araújo, um diplomata sem maior experiência, repudiado pelo corpo técnico do Itamaraty, já classificou Trump como um redentor do Ocidente e o filho de Bolsonaro, Eduardo, já vestiu um boné em apoio à reeleição do presidente estadunidense.

Em 22 de novembro, uma sondagem feita pela TV 247 entre os inscritos no canal revelou que 84% são contra a submissão da política externa brasileira aos interesses de Donald Trump.

OUTRAS NOTÍCIAS