Tempo - Tutiempo.net

Datafolha segue Vox Populi e mostra virada de Haddad

Haddad, empate técnico, Bolsonaro

Após a representação do Blog da Cidadania ao Ministério Público Eleitoral, o Datafolha interrompeu a sequência de alta de Bolsonaro e, agora, confirma os dados da pesquisa Vox Populi divulgada na quinta-feira, que mostrou Fernando Haddad praticamente em empate técnico com o candidato da extrema-direita. Como o previsto.

Começo reproduzindo o protocolo da representação do Blog da Cidadania à Procuradoria Geral Eleitoral pedindo investigação das pesquisas de intenção de voto dos institutos Datafolha, Ibope e Vox Populi.

Concomitantemente à representação do Blog da Cidadania, o Instituto Datafolha agora se aproxima do Vox Populi, que mostrou Fernando Haddad praticamente em empate técnico com Bolsonaro. O Vox manteve os mesmíssimos números da pesquisa do dia 22. Quem mudou foi o Datafolha.

Comecemos pela pesquisa Vox Populi, divulgada no início da tarde de quinta-feira 25.

A pesquisa tem 12% dos entrevistados pensando em votar em branco ou nulo e outros 5% que não souberam responder.

Descartado esse contingente e considerados apenas os votos válidos, Bolsonaro aparece com os mesmos 53% das intenções de voto da pesquisa do dia 22 de outubro e Haddad com os mesmos 47%.

No cenário espontâneo, em que o entrevistador não apresenta um nome ao eleitor pesquisado, 43% respondem Bolsonaro, 37% Haddad. Outros 13% dizem que não pretendem votar em nenhum deles, e mais 7% não sabem.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, Haddad pode ter 49,2% e Bolsonaro, 50,8% – ou seja: praticamente um empate técnico.

Já o Datafolha não foi tão longe, mas está indicando a arrancada de Haddad para dizer que o resultado foi de “última hora”.

No Datafolha a distância entre Bolsonaro e Haddad (PT) despencou de 18 para 12 pontos em uma semana; A três dias do segundo turno, o deputado tem 56% dos votos válidos, contra 44% do ex-prefeito de São Paulo. No levantamento passado, apurado em 17 e 18 de outubro, a diferença era de 59% a 41%.

No Datafolha, a distância ainda é grande. Porém, não tanto. Na hipótese de que esses números fossem verdadeiros, ainda assim a vantagem de Bolsonaro DESPENCOU também nessa pesquisa que dava uma vantagem ao candidato fascista que o Blog da Cidadania sempre questionou.

O que não faz uma representação, não é mesmo?

Quero informar aos amigos que estive ausente da atividade no Blog da Cidadania por motivos de saúde – precisei me internar para fazer alguns exames. Mas já estou de volta à ativa, pronto para enfrentar o último round desta eleição. Vim do hospital direto para o Estúdio de Gravação.

OUTRAS NOTÍCIAS