Tempo - Tutiempo.net

Elites econômicas já traçam plano para se livrar de Bolsonaro, diz William Waack

O custo afunda o barco

“Diante dos olhos das principais elites da economia brasileira Jair Bolsonaro repete uma conhecida trajetória. De mal menor, está virando aos olhos dessas elites o pior dos males”, escreve o jornalista William Waack, editor da CNN, em sua coluna no jornal Estado de S. Paulo.

“A forte rejeição a Jair Bolsonaro facilmente detectável nesses segmentos vem de uma visão de mundo – portanto, ideológica – para a qual o presidente simboliza o contrário dos princípios fundamentais de uma sociedade aberta, tolerante e liberal no sentido europeu da palavra.

Foi nessas áreas que mais rápido Bolsonaro trafegou da condição de personagem político ‘tolerável’ à de ‘insuportável’”, prossegue.

“O ‘tipping point’ (ou palha que quebra o lombo do burro) é o momento em que o receio da severa turbulência causada por um processo de impeachment é menor do que a certeza de que com Bolsonaro vai tudo só ficar pior, e que não dá para aguentar até as distantes eleições do ano que vem, pois a velocidade e profundidade da crise encurtaram drasticamente os horizontes de tempo.

É o momento no qual a crise brasileira se encontra”, alerta. “Com o 7 de setembro Bolsonaro está se esforçando para ver quanto o burro aguenta”, finaliza.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS