Tempo - Tutiempo.net

EM RECIFE O BRASIL DÁ ADEUS AO PRESIDENCIÁVEL EDUARDO CAMPOS

O velório de Eduardo Campos se transformou num ato ecumênico da política. Por volta de 10h, chegou ao Palácio das Princesas a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Quando Dilma chegou, houve um princípio de vaia, rapidamente abafado por aplausos. Lula abraçou com força os filhos de Eduardo de Campos. Dilma também abraçou com força a viúva Renata Campos.

Pouco depois chegaram ao local lideranças do PSDB, como o governador Geraldo Alckmin, o ex-governador José Serra e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), vice na chapa de Aécio Neves, cuja chegada era esperada para esta manhã.

Alckmin entregou cinco medalhas que foram encontradas pela equipe de resgate em Santos à viúva Renata.

Às 10h28, teve início a celebração da missa campal, em memória de Eduardo Campos, quando o senador Aécio Neves chegou ao local. (Paulo Emílio)

MILHARES DE PESSOAS SE DESPEDEM DE CAMPOS EM MISSA CELEBRADA EM RECIFE

Milhares de pessoas fizeram fila neste domingo para se despedir do candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à Presidência da República, Eduardo Campos, e participaram de uma missa campal em homenagem ao político, em Recife (PE). Campos morreu aos 49 anos, em um acidente de avião na manhã de quarta-feira no litoral de São Paulo junto com outras seis pessoas que estavam na aeronave. O avião levava o socialista do Rio de Janeiro a Santos, onde ele cumpriria agenda de campanha, quando caiu sobre prédios em um bairro residencial. Eduardo Campos deixa a mulher, Renata, e cinco filhos.

Em uma missa de corpo presente na Praça da República, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, filhos de Campos também prestaram homenagem ao pai.

Além de familiares e da população, diversos políticos e autoridades foram se despedir de Campos, cujo corpo começou a ser velado na noite de sábado no Palácio Campo das Princesas, sede do governo pernambucano.

A presidente Dilma Rousseff participou das homenagens, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato à Presidência pelo PSDB, Aécio Neves.

A ex-senadora Marina Silva, candidata a vice de Campos que vai assumir a chapa, também foi se despedir do político.

Muitos dos que foram ao velório e assistir à missa campal carregavam bandeiras do PSB e da campanha de Campos, além de cartazes prestando homenagem ao candidato. Segundo estimativa da Polícia Militar, 100 mil pessoas estão no local da missa.

O corpo de Campos será levado em cortejo da Praça da República, na região central de Recife, até o cemitério de Santo Amaro, onde será enterrado no túmulo de seu avô, o político Miguel Arraes, que foi um dos ícones da esquerda na resistência à ditadura militar no Brasil.

Os corpos do assessor de imprensa de Eduardo Campos, Carlos Percol, e o fotógrafo da campanha, Alexandre Severo, também estão sendo velados e serão enterrados em Recife. (Reuters)

MISSA CAMPAL DE CORPO PRESENTE

Começa, neste momento, em frente ao Palácio das Princesas, sede do governo de Pernambuco a missa campal de corpo presente, que será celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido.

A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente lula chegaram há pouco ao local para o velório de Eduardo Campos, que morreu vítima de acidente aéreo, em Santos (SP).

Dilma chegou a ser vaiada, mas, em seguida, foi aplaudida pelas milhares de pessoas que ocupam a Praça da República para a cerimônia.

O ex-presidente pegou no colo o filho mais novo de campos, Miguel, de 6 meses, e abraou os outros filhos do ex-governador e a viúva Renata Campos.

Neste momento, também prestam condolências à família de Campos o ex-governador de São Paulo José Serra, o ex-ministro da Saúde e candidato ao governo paulista Alexandre Padilha, entre outras autoridades.

A todo instante, as pessoas que estão na fila se emocionam ao ver o caixão de Campos. Algumas fazem reverências ao ex-governador. (Ivan Richard).    

Fonte: Paulo Emílio, Reuters, Ivan Richard/Redação

OUTRAS NOTÍCIAS