Tempo - Tutiempo.net

GLOBO CONFIRMA LEGALIDADE DE PALESTRA DE LULA

Uma das frentes do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Lula diz respeito à contratação de empresas e eventos para que o petista realizasse palestras, por meio da empresa L.I.L.S., com sede em São Bernardo do Campo e uma sociedade entre o ex-presidente e Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula.

Apertando o cerco, o MPF vem exigindo de empresas e entidades que fizeram pagamentos à L.I.L.S. a apresentação de comprovantes dos serviços prestados pelo ex-presidente.

Uma delas é a Odebrecht, que confirmou ter convidado Lula para fazer palestras a “empresários, investidores e líderes políticos” e informou ter prestado as informações solicitadas em inquérito que corre em sigilo.

Em resposta enviada ao jornal O Globo sobre o tema, o Instituto Lula defendeu que a relação da entidade “e seus clientes, dentre os quais se inclui a Infoglobo, que edita publicações da família Marinho, são relações legítimas, legais e honestas de prestação de serviços de palestras”.

Ao mencionar o trecho da nota neste sábado 27, o jornal, que lidera a campanha midiática contra Lula, confirmou ter financiado uma palestra do ex-presidente.

“A Infoglobo, empresa que publica os jornais O GLOBO, “Extra” e “Expresso”, informa que participa de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento e a promoção do Rio de Janeiro.

Em 2013, com esse objetivo, apoiou a Fecomércio-RJ na realização de um seminário sobre o Mapa do Comércio no Estado do Rio. Além de divulgar o evento em seus jornais, a Infoglobo arcou com os custos dos palestrantes, inclusive do ex- presidente Lula”, diz a reportagem.

O Instituto Lula se adiantou à publicação da reportagem e veiculou, nesta sexta-feira 26, a troca de mensagens entre sua assessoria de imprensa e os repórteres do Globo, que segundo a entidade quer “fingir que o Instituto esconderia alguma informação”. Leia mais em Lula se antecipa à manipulação do Globo.

Leonardo Attuch

OUTRAS NOTÍCIAS