Tempo - Tutiempo.net

Grupo de judeus lançará manifesto suprapartidário em apoio à chapa Lula-Alckmin

Judeus apoiam Lula e Alckmin

Um grupo de intelectuais, políticos e advogados lançará na terça-feira, 5, um manifesto suprapartidário de defesa à chapa Lula-Alckmin, intitulado “Judeus e judias com Lula e Alckmin”.

As informações são da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

O manifesto defende a eleição de Lula já no primeiro turno e diz que Jair Bolsonaro acena para a possibilidade de um golpe militar.

As lideranças judias dizem ainda ser necessário “derrotar o fascismo e os simpatizantes do nazismo”.

Entre os signatários estão os professores da USP André Singer e Raquel Rolnik, o advogado Alberto Toron e o vereador Daniel Annenberg (PSDB).

Há quatro anos, durante a campanha eleitoral, o ovo da serpente já era visível.

O candidato Jair Bolsonaro deixava muito claro que não era um extremista qualquer. Em suas declarações, mostrava seu desprezo pelas mulheres, negros, indígenas, LGBT+, todas as minorias e sua disposição de combater —se possível destruir— tudo que não estivesse de acordo com o seu estilo de vida miliciano, saudoso do fascismo.

Lamentavelmente, muitos se deixaram seduzir por um discurso pro-Israel.

De outra parte, muitos de nós, judeus, não se deixaram enganar pelo canto da sereia. Estivemos na porta do clube Hebraica-RJ, gritando em alto e bom tom, “não em nosso nome”, quando ele pronunciou um de seus discursos mais abertamente racista e preconceituoso. Impedimos que fizesse o mesmo antes na Hebraica-SP.

Fizemos a campanha #elenão e criamos a plataforma Judeus contra Bolsonaro, que reuniu mais de 11 mil assinaturas e participou dos atos contra a candidatura extremista.

Perdemos as eleições e a barbárie tomou conta do país. Foram anos de trevas e desconstrução de direitos humanos, arrocho salarial e carestia, desprezo pela ciência, que oficialmente ceifou a vida de quase 700.000 pessoas.

A fome voltou ao dia a dia de 33 milhões de brasileiros; mais de 6 mil militares foram colocados no comando de ministérios e cargos importantes do governo.

O Centrão assumiu o orçamento federal e substituiu políticas públicas pela distribuição de verbas parlamentares a seus apaniguados.

A Amazônia está sendo destruída e os filhos da floresta, seus defensores, assassinados. A imprensa, paulatinamente estrangulada.

Enfim chegamos ao ponto em que tudo isto pode mudar, as eleições se avizinham, embora os milicianos —de rua ou digitais— se organizem para calar as urnas e a Justiça.

As urnas serão o campo de batalha e nosso voto, nossa arma. Com ele podemos devolver o Brasil a civilização. Um país de todos e para todos.

As pesquisas indicam que a eleição será decidida entre as chapas Lula/Alckmin e Bolsonaro/Seu vice. Não existe terceira via capaz de alterar esse quadro.

O voto em uma terceira via é o mote que Bolsonaro precisa para ir ao segundo turno.

E se houver um segundo turno, o próprio candidato acena para a possibilidade de um golpe militar. E trabalha por ele.

Daí a importância de que todos os democratas, judeus e não judeus, votem de maneira a impedir um segundo turno.

Temos a obrigação e o desafio de derrotar o fascismo e os simpatizantes do nazismo.

Não se trata de um apelo partidário, muito pelo contrário, é um chamado civilizatório.

Nós, Judeus contra Bolsonaro, abaixo assinados, somos Lula e Alckmin no primeiro turno.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS