Tempo - Tutiempo.net

‘Isso é uma questão de matemática’, diz Bolsonaro sobre mudar regra de gastos do governo

Foto: Alan SantosPR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (4), ao ser perguntado sobre uma eventual flexibilização do limite de gastos do governo, que se trata de “uma questão de matemática”, já que as despesas obrigatórias sobem. Segundo o presidente, “se nada for feito”, ele terá de cortar a luz de todos os quarteis do país.

Bolsonaro foi questionado por um jornalista durante entrevista no Palácio da Alvorada se apoia “alguma flexibilização” no teto de gastos, aprovado pelo Congresso Nacional no governo de Michel Temer. Conforme reportagem publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a Casa Civil e militares defendem a mudança diante da margem curta para investimentos no orçamento. O presidente respondeu:

“Temos um orçamento, tem as despesas obrigatórias, já estão subindo. Acho que daqui a dois ou três anos vai zerar as despesas discricionárias. É isso? É isso? Isso é uma questão de matemática, nem preciso responder para você, isso é matemática”, declarou.

Diante da resposta, o jornalista insistiu na questão, ao perguntar se o governo tomará a iniciativa para mudar o teto de gastos. Bolsonaro disse:

“Eu vou ter que cortar a luz de todos os quarteis do Brasil, por exemplo, se nada for feito. Acho que já te respondi.”

O sistema conhecido como teto de gastos, que foi proposto pela equipe econômica do presidente Michel Temer, limitação o aumento das despesas do governo. Pela regra, o percentual desse aumento, em um ano, não pode ultrapassar o índice de inflação registrado num período de 12 meses.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS