Tempo - Tutiempo.net

Jornalistas admitem que tema ‘Lula’ é proibido na Globo

LULA

A Rede Globo ordenou que seus programas de televisão não repercutissem a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada na última sexta-feira (25).

A informação é da jornalista Cristina Padiglione, colunista de televisão da Folha de S.Paulo.

Leia também: Lula chora em 1ª entrevista na prisão e promete desmascarar Sergio Moro

A jornalista diz que conversou com colegas que trabalham na emissora, que relataram a recomendação do alto escalão.

A emissora teria enfatizado ainda que não pedirá entrevista com Lula, nega ter recomendado a censura, mas não explicou porque a entrevista do ex-presidente aos jornais Folha e El País não foi citada em nenhum veículo da empresa global, como portal G1, o impresso O Globo ou o canal por assinatura GloboNews.

Foi a primeira entrevista de Lula, um ano depois de sua prisão. O objetivo da Globo, ainda de acordo com Cristina, é evitar qualquer repercussão da fala do ex-presidente, pois “não possuiria nada novo“.

Por outro lado, as falas do ex-presidente foram manchetes no mundo inteiro, em publicações como The New York Times, Washington Post, Le Monde, Le Figaro, El Clarín, The Guardian e o Sputnik.

Não é a primeira vez que a emissora brasileira tenta calar Lula.

Em agosto do ano passado, ao dar início à cobertura das atividades eleitorais dos candidatos à Presidência da República, o Jornal Nacional anunciou que não cobriria a candidatura do PT.

Naquele período, o petista liderava as pesquisas eleitorais e ainda não tinha seu nome vetado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

RB

OUTRAS NOTÍCIAS