Tempo - Tutiempo.net

Julgamento do mensalão pode ser acelerado através de acordo

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fez um acordo tácito para agilizar a segunda etapa do julgamento do mensalão, com a análise dos recursos dos condenados. Em conversas reservadas, os integrantes da Corte admitem pelo menos duas razões para não postergar o julgamento até 2014: o desgaste interno que a Ação Penal 470 provocou no tribunal, com discussões acima do tom e troca de acusações entre ministros, e as cobranças da opinião pública explícitas após as manifestações de junho por um Judiciário mais ágil e punições a acusados de corrupção.

 

Sintoma dessa pressa na conclusão do caso foi a declaração do ministro Gilmar Mendes, de que os recursos movidos por advogados são meramente protelatórios. Com isso, Mendes antecipa a possibilidade de execução das penas ao final do julgamento dos primeiros embargos. Seria a primeira vez que o tribunal determinaria a prisão imediata de um condenado após o julgamento do recurso inicial.

 

Alguns ministros dizem que essa tese “não vai colar” – expressão usada por um deles. O ritmo acelerado que marcou as duas primeiras sessões de julgamento dos recursos, interrompido na quinta-feira (15), foi visto na discussão áspera entre o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, e o revisor do processo, Ricardo Lewandowski.

 

 

Fonte: Redação/ Bahia Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS