LULA FALA SOBRE COPA: “O MUNDO SE ENCONTRA NO BRASIL”

Em artigo no jornal “El País”, intitulado “O mundo se encontra no Brasil”, o ex-presidente Lula afirma que o país está preparado, dentro e fora do campo, para realizar uma boa Copa do Mundo. Ele culpa a mídia de difundir informações falsas sobre o evento e diz que determinados setores parecem desejar o fracasso da Copa, como se disso dependessem suas chances eleitorais.

Leia alguns trechos:

 

“Quando era presidente da República, trabalhei intensamente para que a Copa do Mundo de 2014 fosse realizada no Brasil. E não o fiz por razões econômicas ou políticas, mas pelo que o futebol representa para todos os povos e, particularmente, para o povo brasileiro. A nossa população apoiou com entusiasmo a ideia, rejeitando o preconceito elitista dos que dizem que um evento desse porte ‘é coisa de país rico’”.

 

“O país de hoje é mais próspero e equitativo do que era há seis décadas. Entre outras razões porque a nossa gente libertou-se dos preconceitos elitistas e colonialistas e passou a acreditar em si mesma e nas possibilidades do país. Descobriu que, além de vencer competições mundiais de futebol, podia também vencer a fome, a pobreza, o atraso produtivo e a desigualdade social. Que a mestiçagem, longe de ser um obstáculo, é uma das maiores riquezas do nosso país”.

 

“À medida que se aproxima a eleição presidencial de outubro, os ataques ao evento tornam-se cada vez mais sectários e irracionais. Determinados setores parecem desejar o fracasso da Copa, como se disso dependessem as suas chances eleitorais. E não hesitam em disseminar informações falsas que às vezes são reproduzidas pela própria imprensa internacional sem o cuidado de checar a sua veracidade. O país, no entanto, está preparado, dentro e fora de campo, para realizar uma boa Copa do Mundo – e vai fazê-lo”.

Fonte: 247/ Harlene Teixeira/ Foto: 247

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS