Tempo - Tutiempo.net

Maia desafia proposta de Paulo Guedes: “CPMF não passa no Congresso”

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, descartou chances de parlamentares aprovarem um imposto sobre movimentações financeiras por meio digital.

(Foto: ABR)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que “não passa” no Congresso Nacional a aprovação de um imposto sobre movimentações financeiras por meio digital, defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A informação é da coluna de Tales Faria, no portal Uol.

Na prática, o imposto, se aprovado, será o equivalente à antiga CPMF, Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras, extinta em 2007.

“É feio, mas não é tão cruel”, disse Paulo Guedes sobre ‘nova CPMF’. “A ideia é colocar uma terceira base [de arrecadação], sobre pagamentos, comércio eletrônico”, afirmou o ministro da Economia em entrevista à Rádio Jovem Pan na noite desta quarta-feira (15).

Vale ressaltar que o ‘centrão’ era contra a CPMF, mas foi graças a esse bloco que parlamentares derrubaram o imposto naquele ano. Agora o discurso não está tão contrário assim.

Líder do maior partido do centrão, Arthur Lira (PP-AL) disse não achar que o novo imposto seja uma CPMF. Nos bastidores, o parlamentar já é tratado como candidato à sucessão de Maia na presidência da Câmara.

BRASIL247

 

OUTRAS NOTÍCIAS