Tempo - Tutiempo.net

México lança seu Fome Zero inspirado em Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (19) do lançamento do programa “Cruzada nacional contra a fome”, do governo mexicano. Lula discursou no evento de lançamento ao lado do presidente Enrique Peña Nieto, com quem também visitou moradias e equipamentos agrícolas em Chiapas, onde conheceu artesãs locais.

 

A presença de Lula causou incômodo aos oposicionistas do governo local. Segundo o cientista político e marqueteiro Luis Costa Bonino publicou em seu perfil no Twitter que Lula “vende no México o programa ‘Fome Zero’ como franquia”, dizendo que Lula cobra US$ 300 mil por “apresentação.

 

O Instituto Lula, por meio de sua assessoria de imprensa, rechaçou com veemência essa acusação. A afirmação oficial é que o ex-presidente não recebeu e nunca recebeu cachês para participar de eventos políticos. Lembram os auxiliares de Lula que a luta contra a fome é uma preocupação de primeira hora do ex-presidente. Os únicos casos em que ele cobra para fazer palestras, assim como faz, por exemplo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ocorrem em eventos patrocinados por empresas privadas.

 

Em sua vez de falar, Peña Nieto agradeceu o “respaldo” de Lula à ‘Cruzada contra a fome’, que, segundo ele, também tem servido de munição para a oposição local. Segundo ele, as críticas vieram daqueles que “se preocupam com política e eleições”. “A nós, pelo contrário, nos preocupa acabar com a fome”. “Queremos que os 7,5 milhões de mexicanos que sofrem com a fome possam reverter esse cenário, e queremos lhes garantir dignidade social”, completou.

Fonte: Redação / Brasil 247

OUTRAS NOTÍCIAS