Tempo - Tutiempo.net

Ministro do TSE manda Facebook tirar do ar página sobre Aécio Neves

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Humberto Martins determinou que o Facebook retirasse do ar uma página sobre a candidatura à Presidência da República do senador Aécio Neves(PSDB-MG). Na decisão, o magistrado alegou que imagens e mensagens postadas no perfil da rede social,caracteriza  propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (13), porem divulgada nesta sexta (14).

Por meio da assessoria de imprensa, o PSDB informou apoiar a decisão do TSE. O partido disse que a página não foi criada pela legenda e a direção não sabe quem é responsável pelo perfil. A assessoria do senador informou que o perfil não é oficial e que o parlamentar pediu a apoiadores que “evitem” publicações que possam configurar campanha eleitoral antecipada. O Facebook informou também via assessoria, que não irá se manifestar sobre o assunto.

 

Segundo o TSE, a solicitação para retirada da página do ar foi movido pelo Ministério Público Eleitoral, sob o argumento de que imagens favoráveis à candidatura de Aécio Neves estão no perfil desde julho do ano passado. A campanha eleitoral para este ano é permitida a partir de 6 de julho, três meses antes do pleito da votação.

 

Na página, há frases como: “Aécio se consolida como o candidato mais forte da oposição ao governo Dilma”, “Você será melhor presidente para Brasil” e “Queremos Aécio Neves Presidente”. Na decisão, o ministro afirmou que as mensagens “dão conta da futura campanha” do parlamentar.

 

 

Ainda segundo o ministro, a página da internet não é restrita aos que se cadastram e são autorizados a receber o conteúdo, “tendo sido criada especificamente como página de apoio à campanha presidencial do senador Aécio Neves”.

Fonte: Harlene Teixeira com informações do G1/ Foto: G1

OUTRAS NOTÍCIAS